A Comissão Própria de Avaliação ? CPA se responsabilizará pela condução dos processos de avaliação interna e tem por finalidade cumprir a legislação do MEC buscando promover melhorias contínuas em vários aspectos, compondo diagnósticos institucionais que evidenciem os pontos fortes e recomendando alternativas possíveis melhorias dentro de um todo.
A Faculdade VERBO EDUCACIONAL possui composição heterogênea, é formada por docentes, pessoal técnico e administrativo, representante da Sociedade Civil, Representante do Corpo Discente. Essa composição é constituída e formalizada por meio de portaria.
A avaliação institucional pauta-se em duas naturezas de pressupostos. De um lado aqueles de cunho político-filosófico, e de outro os de natureza técnico-científica.
Os quesitos da avaliação Institucional de cunho político- filosófico são:
A autoavaliação institucional da IES respeitará os dispositivos legais postos pelo Ministério da Educação e pela Legislação vigente, a ser realizada pela Comissão Própria de Avaliação [CPA], por meio dos seguintes instrumentos:
A avaliação das IES acontece em dois momentos: a autoavaliação, que é coordenada pela comissão própria de avaliação de cada Instituição, e a avaliação externa, que é realizada por comissões designadas pelo INEP, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela CONAES. A avaliação dos Cursos avalia os cursos de graduação por meio de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco de comissões externas. A periodicidade desta avaliação está ligada ao processo de reconhecimento e renovação aos quais os cursos se sujeitam. A última etapa é o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudantes (ENADE), aplicado aos estudantes do final do primeiro e do último ano do curso. Sendo definidas, anualmente, as áreas que participarão da aplicação do exame, com base nas indicações da CONAES. A partir da autoavaliação a Faculdade Verbo Educacional tem condições de buscar melhorias que agreguem valor aos seus stakeholders e busquem uma educação significativa diante da realidade competitiva do mercado globalizado.