CPA

  1. O que é a Comissão Própria de Avaliação?

    A Comissão Própria de Avaliação ? CPA se responsabilizará pela condução dos processos de avaliação interna e tem por finalidade cumprir a legislação do MEC buscando promover melhorias contínuas em vários aspectos, compondo diagnósticos institucionais que evidenciem os pontos fortes e recomendando alternativas possíveis melhorias dentro de um todo.

  2. A Quem Compõem a CPA?

    A Faculdade VERBO EDUCACIONAL possui composição heterogênea, é formada por docentes, pessoal técnico e administrativo, representante da Sociedade Civil, Representante do Corpo Discente. Essa composição é constituída e formalizada por meio de portaria.

  3. O que é Avaliação Institucional?

    A avaliação institucional pauta-se em duas naturezas de pressupostos. De um lado aqueles de cunho político-filosófico, e de outro os de natureza técnico-científica.
    Os quesitos da avaliação Institucional de cunho político- filosófico são:

    • atender à característica de globalidade, bem como de especificidade na medida em que leva em consideração, nas atividades-fim e atividades-meio, o caráter de indissociabilidade e de interface das dimensões Ensino, Produção Acadêmica, Extensão e Gestão;
    • envolver uma intensa participação de todos os membros da comunidade acadêmica;
    • ressaltar e integra esforços e experiências já existentes na Instituição;
    • ter caráter contínuo e sistemático, suportado pela existência de uma vontade política e uma infraestrutura capaz de assegurá-la.
    A avaliação institucional de natureza técnico-científica diz respeito a uma metodologia quantitativo-qualitativa que:
    • instalar e acionar um sistema de coleta de informações centralizadas e descentralizadas, que de modo ágil e preciso leve a dados relevantes para efeito de diagnóstico, controle e autoconhecimento;
    • permitir analisar, explicar e compreender os fenômenos acadêmico-pedagógicos com vistas à superação de dificuldades e transformação da realidade educacional;
    • permitir oferecer modelos analíticos e interpretativos com vistas à obtenção de inferências a partir de indicadores quantitativos fidedignos.
    A Avaliação Institucional caracteriza-se, portanto, como uma pesquisa-ação, buscando, ao mesmo tempo em que faz uma diagnose da realidade contextual da Instituição, também intervir no sentido de aperfeiçoar sua qualidade, ou seja, explicitar e redimensionar o seu papel técnico-científico, político e social, enfim, a sua Missão.

  4. Quais são os Instrumentos Avaliativos?

    A autoavaliação institucional da IES respeitará os dispositivos legais postos pelo Ministério da Educação e pela Legislação vigente, a ser realizada pela Comissão Própria de Avaliação [CPA], por meio dos seguintes instrumentos:

    • coleta de dados internos, na Ouvidoria e na caixa de sugestões da Biblioteca da IES;
    • aplicação de pesquisas;
    • criação de grupo focais;
    • reuniões periódicas de avaliação dos dados coletados e discussões de propostas e projetos de melhoria institucional;
    • elaboração de relatórios, com base nos dados coletados, para disseminação das informações, tanto interna quanto externamente;
    • discussão dos relatórios nas comissões pertinentes.

  5. Qual a importância da auto avaliação e a melhoria contínua?

    A avaliação das IES acontece em dois momentos: a autoavaliação, que é coordenada pela comissão própria de avaliação de cada Instituição, e a avaliação externa, que é realizada por comissões designadas pelo INEP, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela CONAES. A avaliação dos Cursos avalia os cursos de graduação por meio de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco de comissões externas. A periodicidade desta avaliação está ligada ao processo de reconhecimento e renovação aos quais os cursos se sujeitam. A última etapa é o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudantes (ENADE), aplicado aos estudantes do final do primeiro e do último ano do curso. Sendo definidas, anualmente, as áreas que participarão da aplicação do exame, com base nas indicações da CONAES. A partir da autoavaliação a Faculdade Verbo Educacional tem condições de buscar melhorias que agreguem valor aos seus stakeholders e busquem uma educação significativa diante da realidade competitiva do mercado globalizado.

  6. Quais são os principais resultados?